F--QIAqYrRAt8cg7BdHffK4JvQ-EC3GM9U90FBolASI

A cura dos relacionamentos através da escuta

social

Dona Maria Goreth, de 63 anos, enfrentava grandes dificuldades de compreensão, escuta e convivência dentro de casa, o que impactava diretamente sua relação com a família. O isolamento, o desânimo e a falta de motivação para sair de casa passaram a fazer parte de sua rotina, reflexo de uma vida marcada por silêncios e conflitos. Foi no grupo terapêutico Dignidade para Mulheres, da filial da Associação O Pequeno Nazareno em São Luís do Maranhão, que ela encontrou um espaço seguro para transformar essa realidade.

Durante muito tempo, Maria Goreth viveu tomada pela aflição e por desafios no casamento, carregando dores que nunca haviam sido verbalizadas. Mais do que conselhos, o que ela precisava era ser ouvida. Nos encontros do grupo, aos poucos, passou a perceber que podia agir e reagir de forma diferente diante das adversidades. Ao romper o silêncio, compreendeu que aquele espaço de escuta e acolhimento era o caminho para a cura de feridas profundas, muitas delas tão antigas que ela já não conseguia mais se reconhecer.

Com o passar do tempo e a participação contínua nas reuniões, Maria Goreth começou a se sentir mais leve, fortalecida e amparada. A escuta compartilhada se transformou em aprendizado, permitindo que ela passasse a ouvir mais, a se comunicar melhor e a conviver de forma mais harmoniosa em casa e na sociedade. Hoje, ao olhar para trás, reconhece o quanto sua vida estava fragilizada antes do grupo e agradece a oportunidade de ter participado dessa experiência que a revigorou por dentro. Em cada encontro, ela reencontrou não apenas a própria voz, mas também a esperança de reconstruir seus relacionamentos e seguir adiante com mais dignidade e paz.

O Projeto Dignidade para a infância

O Projeto Dignidade para a Infância é uma realização da Associação Beneficente O Pequeno Nazareno, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental

Sobre a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno

Fundada em 1993, por Bernardo Rosemeyer, a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno é reconhecida nacionalmente pelo atendimento integral a crianças e adolescentes em situação de rua, bem como a suas famílias e comunidades de deslocados internos localizadas em  municípios do Norte e do Nordeste do Brasil. Sem fins lucrativos, a instituição dedica-se à promoção da dignidade, justiça e inclusão social, enfrentando preconceitos e influenciando políticas públicas para a transformação da sociedade.

Tags :
Dignidade para a Infância,São Luís do Maranhão.,social

Compartilhar em :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *