Recursos públicos

Conheça mais sobre nossos projetos e compromisso para defender e assegurar os direitos de crianças e adolescentes. Trabalhamos em parceria com outras organizações da sociedade civil e do poder público, empresas e redes internacionais.

Conheça

Nossas atividades

RESUMO:

O Projeto Gente Grande foi criado a partir da necessidade de garantir ao público assistido pela OPN, não apenas a elevação de escolaridade, mas também acesso gratuito a qualificação profissional, baseado no programa Jovem Aprendiz, assim como, sensibilizando empregadores sobre o potencial dos jovens em vulnerabilidade e despertando o papel de responsabilidade social da empresa, dessa forma reduzindo a desigualdade social por meio da inclusão econômica dos jovens. Com a parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PE),o Projeto Gente Grande busca oferecer qualificação profissional para capacitação como Auxiliar Administrativo de 20(vinte) adolescentes acolhidos e familiares ou jovens da comunidade adjacente, com o intuito de habilitá-los para a inserção no mercado de trabalho.

RESUMO:

A proposta Construindo um Projeto de Vida, trata-se de uma iniciativa do Pequeno Nazareno em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD), do município do Recife, que desenvolverá a partir de uma perspectiva político-pedagógica integrada à política de Assistência Social, acolhimento de crianças e adolescentes em situação de rua na Cidade do Recife, contribuindo na elaboração de seus projetos de vida, com foco no reatamento do vínculo familiar e comunitário, e colaborando com a formação de uma sociedade inclusiva e socialmente justa.
O objetivo central do projeto visa garantir a proteção integral e o desenvolvimento de 20 crianças e adolescentes em situação de rua da Cidade do Recife, através do acolhimento institucional.            

RESUMO:

Realizado pela Associação Beneficente O Pequeno Nazareno (OPN), o projeto “Quem te viu, quem te vê?” vem com essa pergunta, ampliar o debate sobre a problemática de crianças e adolescentes em situação de rua. Instigamos aos jovens de escolas públicas municipais a participar da reflexão a partir de um Concurso Artístico Cultural por meio de quatro linguagens: artes plásticas, audiovisual, literatura e música com o tema, “Crianças invisíveis: discriminação e preconceito contra crianças e adolescentes em situação de rua”. Faremos o evento de premiação das produções, exposição itinerante e campanha publicitária em meio físico e digital, além da publicação de um livro, sistematizando toda a experiência desse percurso. Com essa diversidade de ações e linguagens, feitas por tantas mãos, estamos certos de que atingiremos um público amplo e diverso, aliados em potencial para promover e exigir dignidade e justiça para crianças e adolescentes em situação de rua.

RESUMO:

É um serviço que visa proporcionar conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuam para o processo de aprendizagem através de ciclos contínuos de desenvolvimento humano para adolescentes, buscando prepará-los para os processos de entrevistas com vistas ao primeiro emprego, com atendimento semanal no contra turno escolar. As atividades são ofertadas em quatro ciclos de estudo, abordando temas de; Desenvolvimento Social, Pedagógico, Pessoal e Tecnológico. Dentro de cada área, os alunos exercitam uma série de habilidades como escrita, leitura, interpretação de texto, raciocínio lógico, ética, valores, protagonismo juvenil, empreendedorismo, liderança e marketing pessoal. Além disso, na área profissional, os jovens aprendem conceitos administrativos, lei de aprendizagem, noções básicas de informática e entrevista de emprego.                                                                                                                                              

RESUMO:

A Abordagem Social “Criança Não é de Rua” atua em consonância com a Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009 que dispõe a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, organizada por níveis de complexidade do SUAS. Sendo este pertinente aos Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade na modalidade de Serviço Especializado em Abordagem Social. O serviço é ofertado, de forma continuada e programada, com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras.
Utiliza-se como metodologia a Resolução Conanda nº 187, de 9 de março de 2017
que aprova o documento: Orientações Técnicas Para Educadores Sociais de Rua.

RESUMO:

É um serviço especializado de proteção social especial de alta complexidade, na modalidade Casa Lar em caráter excepcional e temporário para até 10 crianças e/ou adolescentes, que se encontram em situação de rua, órfãos, abandonados ou afastados da família por determinação judicial, adotando estratégias diferenciadas de atendimento e níveis de cuidado peculiar, com ênfase no restabelecimento dos vínculos familiares e comunitários, favorecendo o desenvolvimento pessoal e social, tendo em vista o resgate da cidadania e a conquista da autonomia, bem como a preparação gradativa para o retorno familiar e/ou para a vida adulta, pautados pelas resoluções conjuntas 01/2016 que alterou as Orientações Técnicas para o Serviço de Acolhimento nº 01/2009, e em conformidade com as Diretrizes Nacionais para o Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação de Rua 01/2017.

  • RELAÇÃO DE FORNECEDORES
  • EQUIPE TÉCNICA

RESUMO:

A Abordagem Social “Criança Não é de Rua” atua em consonância com a Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009 que dispõe a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, organizada por níveis de complexidade do SUAS. Sendo este pertinente aos Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade na modalidade de Serviço Especializado em Abordagem Social. O serviço é ofertado, de forma continuada e programada, com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras.
Utiliza-se como metodologia a Resolução Conanda nº 187, de 9 de março de 2017 que aprova o documento: Orientações Técnicas Para Educadores Sociais de Rua.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         

  • TERMO DE FOMENTO nº. 12.2021 e ADITIVOS
  • PLANO DE TRABALHO PRIMITIVO E ADITIVO
  • NOTA DE EMPENHO PRIMITIVO E ADITIVO
  • PUBLICAÇÃO NO D.O.E.
  • RELAÇÃO DE FORNECEDORES
    • FORNECEDOR DE COMBUSTÍVEL
    • SODEXO
    • DEMONSTRATIVO DE PAGAMENTO DE MATERIAL  DE CONSUMO E PESSOA JURÍDICA
    • MAPA DE  COTAÇÃO DE PREÇO E COTAÇÃO DE PREÇO
  • EQUIPE TÉCNICA

RESUMO:

O Projeto Criança não é de Rua consiste no desenvolvimento de ações integradas à Rede socioassistencial, abrangendo a Região Metropolitana do Recife, prioritariamente nos bairros da RPA I, onde o trânsito de crianças e adolescentes em situação de rua é maior.
O trabalho de proteção às crianças e adolescentes em situação de rua, proposto pelo Pequeno Nazareno a partir de sua Missão Institucional, é desenvolvido ao longo dos anos numa dinâmica de constantes reconfigurações e adaptações, tendo em vista os desafios que a cada período se apresentam no contexto social, bem como os avanços e retrocessos no campo das políticas públicas. Em parceria com o FMCA e COMDICA/Recife, o objetivo central do projeto é contribuir para a inclusão social, familiar e comunitária de crianças e adolescentes em situação de rua, através da realização de ações preventivas e de aproximação, articuladas com a Rede socioassistencial, escolar e de saúde, fundamentadas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

RESUMO:

Um projeto que visa atividade de convivência e fortalecimento de vínculos com encontros formativos e oficinas de convivência para adolescentes, jovens e familiares do Projeto Gente Grande com a contratação de 01 Educador Social e material permanente para apoiar as ações do projeto para desenvolver o podcast sobre a erradicação do trabalho infantil, garantindo encontros formativos e oficinas para até 50 adolescentes e jovens, residentes na comunidade Colônia Antônio Aleixo Manaus, em situação de vulnerabilidade social, em especial aqueles em situação de rua e trabalho infantil, atendidos pela associação O Pequeno Nazareno.

Um podcast que fala de jovem para jovem, sobre assuntos que rodeiam suas realidades e os incentivam a busca de conhecimento, com convidados especiais que os ajudam a esclarecer sobre os assuntos pautados a cada episódio                                                                                                                                                                                                                                                                                             

RESUMO:

Este projeto visa oportunizar conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuam para o processo de aprendizagem via ciclos contínuo de desenvolvimentos humano e fortalecimento de vínculos, com foco na prevenção, combate e erradicação do trabalho infantil durante o período de até 06 meses.

Publico alvo: 100 adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em especial aqueles em situação de rua, trabalho infantil e mendicância, oriundos da zona leste de Manaus.

Dentro do projeto serão trabalhados os ciclos de desenvolvimento de natureza pedagógica, pessoal, profissional, e tecnológica, visando preparar o jovem para o mercado de trabalho como jovem aprendiz. Os beneficiários e seus membros familiares serão acompanhados pela equipe técnica e segundo as demandas encaminhadas para resolução da problemática apresentada.

  • PRESTAÇÃO DE CONTAS  – OUTUBRO/2022
  • PRESTAÇÃO DE CONTAS  – NOVEMBRO/2022
  • PRESTAÇÃO DE CONTAS  – DEZEMBRO/2022
  • RELATÓRIO MENSAL DE OUTUBRO A DEZEMBRO /2022
  • RELAÇÃO DE FORNECEDORES
    • FORNECEDOR DE COMBUSTÍVEL
    • SODEXO
    • DEMONSTRATIVO DE PAGAMENTO DE MATERIAL  DE CONSUMO E PESSOA JURÍDICA
    • MAPA DE  COTAÇÃO DE PREÇO E COTAÇÃO DE PREÇO
  • EQUIPE TÉCNICA

RESUMO:

Fortalecer e aperfeiçoar as ações já desenvolvidas no Serviço de Proteção Especial de Alta Complexidade e no Serviço de Proteção de Media  Complexidade, com aquisição de materiais permanentes e veículo ultilitário, para aprimorar os serviços desenvolvidos nas ações socioassistenciais, administrativas e das equipes tecnicas para o antendimento e garantia de direitos de ate 100 crianças e adolescentes atendidas pela Associação Beneficente O Pequeno Nazareno. 

  • PRESTAÇÃO DE CONTAS  – OUTUBRO/2022
  • PRESTAÇÃO DE CONTAS  – NOVEMBRO/2022
  • PRESTAÇÃO DE CONTAS  – DEZEMBRO/2022
  • RELAÇÃO DE FORNECEDORES
    • FORNECEDOR DE COMBUSTÍVEL
    • SODEXO
    • DEMONSTRATIVO DE PAGAMENTO DE MATERIAL  DE CONSUMO E PESSOA JURÍDICA
    • MAPA DE  COTAÇÃO DE PREÇO E COTAÇÃO DE PREÇO
  • EQUIPE TÉCNICA

RESUMO:

O curso de escalada se baseia no Manual de técnicas de escalada de Flavio e Cintia Daflon que trás conhecimento de técnicas de segurança na escalada, equipamentos, nós, encordoamento, prevenção de acidentes e autoresgate, abrangendo um currículo mínimo para cursos básicos de escalada, sendo conteúdo crucial para a introdução a prática do esporte.

Será realizado o total de 01 curso de 40 horas de iniciação a escalada esportiva em rocha e em parede artificial para 20 adolescentes em situação de vulnerabilidade social na cidade de Fortaleza, visando a inclusão social e econômica dos adolescentes.

  • PRESTAÇÃO DE CONTAS  – OUTUBRO/2022
  • PRESTAÇÃO DE CONTAS  – NOVEMBRO/2022
  • PRESTAÇÃO DE CONTAS  – DEZEMBRO/2022
  • RELAÇÃO DE FORNECEDORES
    • FORNECEDOR DE COMBUSTÍVEL
    • SODEXO
    • DEMONSTRATIVO DE PAGAMENTO DE MATERIAL  DE CONSUMO E PESSOA JURÍDICA
    • MAPA DE  COTAÇÃO DE PREÇO E COTAÇÃO DE PREÇO
  • EQUIPE TÉCNICA

RESUMO:

Oportunizar conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuam para o processo de aprendizagem através de ciclos contínuos de desenvolvimento humano e fortalecimento de vínculos, durante o período de até 12 meses, envolvendo até 100 adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, em especial aqueles em situação de rua e trabalho infantil, residentes na comunidade Colônia Antônio Aleixo com a temática de erradicação do trabalho infantil.

As metas serão oferecer atividades de formação profissional através de ciclos de desenvolvimento humano; desenvolvimento pedagógico, desenvolvimento pessoal, desenvolvimento profissional e desenvolvimento tecnológico para até 100 adolescentes em até 12 meses.
Realizar oficinas e rodas de conversas com as famílias e adolescentes do projeto com a temática erradicação do trabalho infantil para até 200 pessoas, em até 12 meses e realizar 02 grandes ações de mobilização social em torno do projeto para sensibilizar
a comunidade local sobre os prejuízos causados pelo trabalho infantil em até 12 meses.

  • PRESTAÇÃO DE CONTAS
  • RELAÇÃO DE FORNECEDORES
    • FORNECEDOR DE COMBUSTÍVEL
    • SODEXO
    • DEMONSTRATIVO DE PAGAMENTO DE MATERIAL  DE CONSUMO E PESSOA JURÍDICA
    • MAPA DE  COTAÇÃO DE PREÇO E COTAÇÃO DE PREÇO
  • EQUIPE TÉCNICA

About us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Pular para o conteúdo