OPN RECIFE DESTACA BONS RESULTADOS DO PROJETO GENTE GRANDE EM 2022

formação profissional

por: Pablo Braz

Concluintes do curso de Auxiliar Administrativo, desenvolvido pela OPN/Recife em parceria com o CEDCA/PE

Além de promover o resgate de crianças e adolescentes em situação de rua e o amparo desse público na casa de acolhida, a OPN Recife também participa ativamente do processo de emancipação social, profissional e financeira dos que não conseguiram oportunidades de se tornarem protagonistas no mundo. Através do Projeto Gente Grande (PGG), a instituição qualifica e insere no mercado de trabalho jovens a partir dos 14 anos, embasada na Lei da Aprendizagem, que determina que as empresas que tenham no mínimo sete funcionários disponham de Jovens Aprendizes em seu quadro.
Existente desde 2011, o projeto contemplou 25 jovens e adolescentes ao longo do ano de 2022, que foi sua mais recente edição. Esse feito foi possível graças à aprovação do PGG em edital de chamamento público promovido pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (CEDCA/PE), órgão vinculado ao Gabinete do Governo de Pernambuco, o qual disponibilizou um recurso total de 100 mil reais para a execução do projeto.


Dos 25 jovens contemplados, 14 deles concluíram o curso de formação do PGG; e desses, 11 jovens foram inseridos no mercado de trabalho. Para o sucesso dessa ação, a OPN Recife contou com a parceria de quatro empresas que disponibilizaram as vagas referentes ao programa Jovem Aprendiz, criado pelo Governo Federal e que incentiva empresas de médio e grande porte a contratar jovens entre 14 e 24 anos como aprendizes.


As empresas parceiras foram: Central de Tratamento de Resíduos – CTR (06 jovens); WL Construções (01 jovem); GBEX Guanabara Expresso (01 adolescente); e o Shopping Riomar (03 adolescentes). Além disso, um jovem integrante do PGG foi aprovado em um processo seletivo promovido pela Vara da Infância de Pernambuco para Jovens em Acolhimento Institucional para estagiar na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE).

Jovens aprendizes da empresa CTR – Central de Tratamento de Resíduos

João Lucas, 20 anos, é um desses jovens atendidos pelo PGG. Residente na Ilha de Itamaracá (PE), ele atualmente trabalha na Empresa CTR e destaca o quão importante tem sido a atuação do PGG: “Para mim, o projeto agregou aprendizado, mais conhecimento, e ajudou a me inserir no ramo profissional. Também me deu novas possibilidades e mais responsabilidades na minha vida. Com o trabalho, pude colaborar com a renda em casa, o que serviu para o meu crescimento pessoal e formação profissional”.
Para dar um maior apoio a esses jovens, a OPN Recife realiza encontros mensais com o intuito de acompanhar de perto os meninos e meninas que participaram do PGG, sempre com a proposta de auxiliar e também de capacitar cada vez mais esses jovens, trazendo temáticas ligadas ao mercado de trabalho, tais como postura pessoal e profissional. As reuniões acontecem no escritório da OPN Recife, que fica na região central do Recife (PE), e são geralmente ministradas pela instrutora Aline Alves, com a participação da assistente social Maria Lima.


Uma das jovens que participam desses encontros é Rebecca Costa, 20 anos, que também trabalha na empresa CTR. Segundo ela, esse acompanhamento mensal é importante para esclarecer dúvidas que vão surgindo no decorrer das atividades realizadas no ambiente de trabalho, se tornando um grande auxílio para aprimorar suas habilidades. Rebecca diz ainda que sua experiência na empresa está sendo muito boa e que aprendeu várias coisas e ainda continua aprendendo, como utilizar um computador e programas como Excel e Word, entre outros, e que aprendeu também a se comunicar melhor e a trabalhar em grupo. Além disso, a jovem ressalta a relevância do PGG para ela: “Foi uma experiência muito incrível, aprendi várias lições que vou levar pra minha vida toda. Conheci pessoas e profissionais incríveis, que me ensinaram e me ensinam muito”.


De acordo com a coordenadora geral da OPN Recife, Janusy Mara de Alencar, o Projeto Gente Grande alcançou os objetivos propostos, que foram de colaborar na formação profissional e na inclusão dos adolescentes e jovens no mercado de trabalho, visando o desenvolvimento de competências teóricas e práticas que auxiliassem na preparação para o mundo do trabalho. “A equipe da OPN reconhece ainda que foi promovida a elevação da escolaridade, o desenvolvimento de habilidades pessoais, de potenciais profissionais e da formação cidadã, de modo que esses adolescentes e jovens fossem inseridos legitimamente no mercado de trabalho, superando a realidade em que vivem”, reforça a coordenadora.


Para saber mais, acesse aqui o relatório circunstanciado do projeto, que traz mais detalhes sobre o planejamento, execução e andamento do PGG realizado em 2022.

Tags :
jovemaprendiz,juventude,projetogentegrande

Compartilhar em :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo